
HISTÓRIA DO
CARTÓRIO
Por ocasião da emancipação do distrito de Figueira do Rio Doce, pertencente à época ao Município de Peçanha, o Governador do Estado, Benedito Valadares Ribeiro, nomeou figuras-chave para ocupar os Cartórios recém-criados: José de Castro Vasconcelos, vindo de Pitangui/MG, assumiu o Registro de Imóveis, o 1° Tabelionato de Notas, a 1ª Vara Cível e Protesto. De Frutal/MG, veio Castor Amaral, encarregado do 2° Tabelionato de Notas, Registro de Comércio e 2ª Vara Cível.
A história do 3° Tabelionato de Notas, também acumulado com a 3ª Vara Cível, começou com Moacyr Bahia de Vasconcelos, possivelmente originário de Pitangui/MG. Os primeiros registros datam de maio de 1947, marcando o início das atividades do Cartório, com a primeira escritura lavrada em 12 de maio e procuração em 16 de maio do mesmo ano.
Posteriormente, Maurício Massote assumiu o Cartório, politicamente removido do Sul de Minas, sucedendo Moacyr após sua aposentadoria.
Maurício, por sua vez, transferiu-se para o Registro de Imóveis de Ouro Branco/MG, sendo sucedido por sua esposa, Celeida Lo Buono Massote, que, posteriormente, renunciou à titularidade da Serventia, a qual ficou sob a interinidade de Fabiana Lopes Guimarães Morais até a chegada do novo titular.
Marcelo Vieira Brandão, graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos em 2007, tornou-se titular do 3° Tabelionato de Notas de Governador Valadares/MG, em 26 de março de 2021. Sua nomeação deve-se à sua aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Minas Gerais - Edital 01/2016.
Antes dessa posição, atuou como Tabelião de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida na Comarca de Santa Vitória/MG, entre outubro de 2011 e março de 2021. Entre os anos de 2009 e 2011, ocupou o cargo de Oficial de Apoio Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Analista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Atualmente, o 3° Tabelionato de Notas de Governador Valadares/MG está situado à Rua Marechal Floriano, n° 610, Centro, nesta cidade. Entretanto, o primeiro endereço do Cartório foi na Avenida Minas Gerais, n° 295. O prédio continha a Prefeitura Municipal no primeiro pavimento e os Cartórios no segundo.
Em 1966, o Cartório mudou-se para o Fórum, e mais tarde, houve uma redistribuição de funções, levando o 3° Tabelionato para uma loja na Praça Mario Rocha. E por fim, em 2005, transferiu-se para o endereço onde está sediado até o presente momento.
O 3º Tabelionato de Notas de Governador Valadares/MG preserva a tradição de um Cartório eficiente e imparcial na execução dos atos notariais, compilando os acontecimentos ao longo das décadas com segurança jurídica e transparência, prestando serviços de excelência à comunidade.
MISSÃO
Atuar de forma eficiente, célere, humanizada, com segurança jurídica e imparcialidade, na formalização de notariais, atos
valendo-se de inovações tecnológicas, a fim de
desburocratizar e atender as demandas da sociedade.
VISÃO
Ser um Cartório competitivo, que atue com competência no segmento extrajudicial, através da prática eficiente e imparcial de atos notariais, representado por uma equipe forte, ética e colaborativa.
VALORES
Atendimento humanizado, transparência, presteza,
segurança jurídica, imparcialidade, eficiência, excelência, qualidade.
