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TESTAMENTO PÚBLICO 

O testamento é um ato jurídico personalíssimo por meio do qual alguém, conhecido como testador, estabelece como deseja que seus bens e direitos sejam distribuídos após o seu falecimento. No 3º Ofício de Notas de Governador Valadares, elaboramos esse instrumento legal que oferece uma forma clara e segura de planejar a sucessão patrimonial. 

No testamento, também é possível incluir outras disposições de última vontade, como o reconhecimento de filhos não registrados anteriormente, a nomeação de um tutor para filhos menores, instruções específicas sobre o funeral ou até mesmo a destinação de legados (doações específicas de bens ou valores) para determinadas pessoas ou instituições. 

É crucial entender que o testamento só produzirá seus efeitos legais após a morte do testador e que ele pode ser modificado ou completamente revogado a qualquer momento, desde que o testador esteja vivo e em plena posse de suas faculdades mentais. 

 

O testamento público é considerado o mais seguro e com maior força jurídica, pois ele é lavrado diretamente em nosso cartório pelo tabelião ou escrevente autorizado, na presença obrigatória de duas testemunhas que não podem ser beneficiárias do testamento. 

Documentos necessários: 

  • documento de identidade (RG ou CNH) e CPF do testador; 

  • comprovante ou declaração de residência; 

  • certidão de estado civil atualizada; 

  • documentos que comprovem a propriedade dos bens (se aplicável). 

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